Céu do mês de Novembro
Estamos quase no final do ano e, provavelmente, já nos sentimos pressionados a finalizar nossas metas, cobrar nossas dívidas, acertar nossas despesas e ajustar os últimos detalhes antes que dezembro chegue com suas festas, expectativas e sua lista de desejos. Novembro é o mês do ajuste de contas.
E o mês está mesmo propício para as cobranças, correções, revisões e finalizações. A maioria dos planetas está em movimento retrógrado, retro cedendo seus passos, sentindo se o que foi vivido, decidido e acordado fez sentido e trouxe os resultados esperados, se pode ser aprimorado ou se deve ser abandonado de vez.
Mercúrio, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano estão todos em processo de avaliação. Alguns deles, como Mercúrio e Saturno, encerrarão a revisão ainda esse mês. No entanto, Netuno só retomará seu movimento direto em dezembro, enquanto Júpiter e Urano somente no próximo ano. Vênus e Marte, porém, permanecem em movimento direto, assim como Plutão. Dessa maneira, podemos contar com nossa vontade e nosso desejo para seguirmos adiante, mesmo que a velocidade geral do movimento sofra uma redução.
Assim como no final de outubro, a ênfase do mês é sobre o elemento água, reforçando a importância das nossas emoções. Para aproveitarmos todo o potencial de novembro, precisamos nos dedicar a conhecer, compreender e, se possível, acolher, o que se passa distante da luz da lógica e da racionalidade. As reações que observamos, seja em nós mesmos, seja em nosso entorno, devem ser consideradas cuidadosamente, pois contêm informações preciosas sobre o que precisamos estimular e/ou superar para alcançarmos o que desejamos. Durante o mês de novembro, as emoções serão nossa bússola e a régua pela qual mediremos nossa evolução.
Há uma benção celeste no Céu de novembro que fará parte do nosso caminho ao longo de todo o mês. Júpiter e Saturno, ambos retrógrados, fazem um lindo aspecto entre si. Esse encontro sinaliza que teremos tempo suficiente para fazer nosso trabalho bem-feito, com dedicação, paciência e a mente sintonizada no futuro e em todos os benefícios que colheremos mais adiante.
O mês é inaugurado pelo trígono entre Sol e a Lua Crescente em Peixes. No primeiro dia do mês, há paz entre o que somos e o que sentimos. O trígono entre Mercúrio e Plutão favorece as conversas francas que tenham como obje tivo a melhoria da vida coletiva.
Nessa semana movimentada, temos três planetas mudando de signo. Terça-feira, dia 04/11, Marte deixa seu domicílio em Escorpião e ingressa em Sagitário. Nossas lutas, nossa vontade, nossas estratégias e ações são, a partir desse momento, abertas, diretas, à luz do dia, sem subterfúgios. É possível que careçamos de moderação nesse período, o que pode ser delicado, especial mente em um contexto no qual as emoções estão à flor da pele. No entanto, o bom humor caraterístico dessa posição tende a amenizar os possíveis atritos causados pelo jeito independente e brusco de Marte em Sagitário.
Na quinta-feira, dia 06/11, Vênus se movimenta e segue para Escorpião. O que antes era leve, equilibrado e cortês, se aprofunda e ganha densidade. Nossas escolhas adquirem tons definitivos, extremados, em dilemas nos quais ou temos tudo ou nada vale. Entre os dias 07/11 e 30/11, é importante termos em mente que os relacionamentos podem ser fonte de impasses, gerando, simultaneamente perdas e transformações profundas.
No dia seguinte, é Urano que se movimenta, retornando ao Signo de Touro onde permanecerá até o abril de 2026. Urano esteve nesse signo desde o ano de 2018, trazendo rupturas na nossa maneira de encarar nosso sustento, nossa alimentação, nossa relação com o planeta. Nessa última passagem pelo signo, Urano nos recordará que o que damos valor pode não ser permanente. Quem somos nós quando perdemos nossos referenciais de segurança e de status? Quando tudo o que nos identificava materialmente se vai, o que nos define?
Além dessas movimentações, a primeira semana de novembro traz também três aspectos desafiadores. Ao mudarem de signos, Vênus e Marte interagem com os outros planetas, anunciando obstáculos e armadilhas que precisam ser desarmados. Entre domingo e terça-feira, Vênus se desentende com Júpiter. Esse aspecto pode nos inclinar a compensar nossas indulgências. Podemos até perder a noção do limite, acreditando que o momento vale a despesa, o impulso, o gosto. O que fica, depois, é a conta a pagar e o arrependimento.
Terça-feira, dia 04/11, Marte, que se opõe a Urano, reforça a tendência a priorizar à vontade em detrimento da responsabilidade. Rupturas nos planos, irritabilidade, conflitos repentinos e acidentes são possíveis. No sábado, dia 08/11, Vênus volta ao ataque e quadra Plutão. Tentar controlar nossos parceiros com cobranças e suspeitas descabidas podem levar os relacionamentos a situações limites, acarretando rompimentos.
Felizmente, a semana também apresenta outros caminhos possíveis para a nossa energia. Entre segunda-feira e quarta-feira, Marte faz um belo aspecto com Netuno, sinalizando a semana, e favorece a interiorização e/ou o a ativi dade altruísta. As dificuldades alheias nos sensibilizam e obtemos alegria na doação desinteressada. Entre quarta-feira e sábado, Marte novamente faz um bom contato, dessa vez com Plutão. As mudanças que precisarmos fazer em nossos planos, seja para acomodar os desejos alheios, seja para comportar um imprevisto, resultam em soluções melhores que as originais.
Todo o turbilhão dessa semana é exacerbado pela Lua Cheia do dia 05/11. A Lua, plena em Touro, indica que nossos esforços tendem a receber reconhe cimento se forem capazes de atender à necessidade de segurança e conforto. Temas como posse, apego, continuidade e transmutação fazem parte do palco proposto por essa semana intensa.
Domingo, dia 09/11, Mercúrio retrógrada pela última vez em 2025. Entre os dias 09/11 e 29/11, Mercúrio refaz seus passos pelo Signo de Sagitário, retornando ao Signo de Escorpião próximo das últimas semanas do mês. Durante esse período, temos mais uma chance de rever nossos relacionamentos, acordos, compromissos e contratos, passando tudo a limpo. Avaliaremos o potencial que eles têm em relação ao futuro e os submeteremos ao crivo inquisitivo de Mercúrio em Escorpião. O que passou despercebido, o que causou suspeita e não foi averiguado, tende a receber especial atenção.
No dia 11/11, é a vez de Júpiter iniciar sua retrogradação que se prolon gará até março do próximo ano. Esse caminho será percorrido todo no Signo de Câncer, um dos lugares favoritos de Júpiter. Ao retrogradar, Júpiter reduz o seu efeito expansivo e nossos projetos, negócios, processos legais, estudos avançados, podem sofrer uma retração. O ideal é buscarmos fechar nossos acordos e concluirmos nossos assuntos ainda na primeira semana de novembro, evitando os efeitos mais desfavoráveis desses movimentos. Quarta-feira, dia 12/11, a Lua entra em sua fase Minguante, reforçando o clima de conclusão e desmobilização.
Entre terça-feira e quinta-feira há, porém, uma janela de oportunidade que pode ser benéfica se usada com prudência. Mercúrio se une a Marte, disponibilizando uma imensa quantidade de energia intelectual, favorecendo trabalhos que demandem concentração. O lado mais perigoso desse trânsito é a tendência a transformar qualquer diferença de ideias em uma convocação para a guerra. Sabendo controlar o desejo de poder e a vontade de dar a última palavra, essa pode ser uma energia bastante útil e produtiva.
A Lua balsâmica em Libra oferece um bem-vindo descanso no domingo. Segunda-feira e terça-feira também trazem aspectos favoráveis. O Sol se entende com Júpiter e Saturno, enquanto Mercúrio conversa, amigavelmente, com Plutão. Esses aspectos criam o ambiente perfeito para encontrarmos soluções inspiradas, além de ajuda, para problemas de difícil resolução.
Quarta-feira, dia 19/11, Mercúrio retrógrado chega a Escorpião, intensifi cando nosso espírito investigativo, Nesse mesmo dia e até quinta-feira, Mercúrio enfrenta Urano enquanto se concilia com Netuno. Nossa mente hiperativa promove a impaciência e ansiedade. Para contrapor esse efeito indesejável, é uma boa saída procurar atividades que permitam o uso da criatividade e da imaginação.
E, junto com a quinta-feira, dia 20/11, iniciamos a penúltima lunação do ano. A Lua Nova em Escorpião é marcada pelos aspectos envolvendo Sol, Lua e Mercúrio, com tensões em relação a Urano e benesses ligadas a Netuno. Os próximos 28 dias serão excelentes para cultivarmos nossa sensibilidade e nossos ideais, principalmente os espirituais e/ou os voltados para o alívio do sofrimento do mundo. Também durante esses dias, é melhor não sobrecarre garmos nossas agendas com compromissos, assim poderemos acomodar os imprevistos e as mudanças de plano repentinos com maior facilidade. Meditação e outras atividade que reduzam a inquietação mental nos ajudarão a contornar os problemas típicos dos trânsitos mais tensos de Urano.
Dia 21/11, sexta-feira, o Sol ingressa em Sagitário, abrindo a temporada de busca por diversão e descontração. O Sol em Sagitário traz a esperança como bandeira. Esperança de dias melhores, esperança de futuros mais brilhantes. O final de semana recebe a tendência positiva com os encontros felizes entre Sol e Netuno, e entre Mercúrio, Júpiter e Saturno. Nesses dias, todas as ativi dades relacionadas à organização de planos para o futuro estão favorecidas. É aconselhável, no entanto, nos mantermos flexíveis, pois a oposição entre o Sol e Urano avisa que surpresas podem virar nossos dias de ponta cabeça. O ideal é permitir que o acaso nos ensine novas maneiras de ser e viver a vida.
A última semana de novembro é plena de boas oportunidades para ativi dades prazerosas e produtivas. Além dos aspectos positivos dos últimos dias da semana passada, Mercúrio se encontra com Vênus, facilitando a fusão entre a mente e as emoções, a compreensão e a comunicação do que se passa em nosso íntimo. Vênus, por sua vez, realiza ótimos contatos com Júpiter, Saturno e Netuno ao longo da semana. Esses são trânsitos muito favoráveis para encontros, diversão, romance e, também, para recebermos ajuda e benefícios financeiros.
O desejo de quebrar a rotina pode nos tornar um tanto inquietos no final de semana, ávidos por experimentar tudo o que parecer novidade. Se tivermos consciência de que esse é um sentimento passageiro, poderemos aproveitar melhor o momento sem nos comprometermos com coisas que podem perder o brilho rapidamente.
Para finalizar o mês com boas novas, Saturno e Mercúrio retomam seus movimentos diretos essa semana. A quinta-feira anuncia a abertura dos cami nhos, a tempo de dar boas-vindas à Lua Crescente em Peixes. E, o último dia apresenta uma nova face de Vênus com o seu ingresso em Sagitário: repleta de alegria e diversão, desejosa de aventuras e risadas.
.jpg)
